RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Empreendedorismo Pré e Pós Aposentadoria

Há algo mais poderoso que todos os exércitos do mundo: uma idéia cuja hora chegou.

Gestão Empresarial e Segurança Alimentar

HACCP

Justificativas e objetivos :

  • Formação de Consultores e Auditores Organizacionais dedicados às empresas que lidam com a cadeia de alimentos.
  • Apresentar, discutir e incentivar o uso de recomendações e requisitos do  HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point)   ; APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).
  • TODA a cadeia produtiva de alimentos independentemente do tamanho e complexidade inclui organizações envolvidas diretamente ou indiretamente em uma ou mais etapas da cadeia Desde produtores de alimentação animal, varejistas, produção primária, serviços de alimentação produtores de equipamentos, produtos de higienização e embalagens . Todos os empresários, diretores, gerentes e supervisores são convidados.
  • Harmonizar os requisitos da segurança alimentar, pelos operadores da cadeia produtiva. Especificar os requisitos para um sistema de segurança alimentar, combinando os elementos chave que asseguram a segurança dos gêneros alimentícios ao longo da cadeia alimentar.

Quem pode se certificar ?

HACCP é usado em todas as etapas da produção e processos de preparação de alimentos. Todas as organizações que desempenham um papel na cadeia de abastecimento alimentar podem aplicar os princípios de HACCP , independentemente do tamanho e localização geográfica.

Por que é importante para seu negócio ?

HACCP é uma ferramenta de gestão com uma abordagem estruturada para a segurança de alimentos que auxilia as organizações a demonstrar a partes interessadas o seu compromisso com a segurança de alimentos e o cumprimento dos requisitos . HACCP é projetado para oferecer:

  • Compromisso: uma abordagem formal para garantir a segurança dos alimentos, ajuda a demonstrar o seu compromisso com as partes interessadas através do cumprimento dos requisitos da legislação.
  • Auto-confiança: clientes e partes interessadas tem a garantia de  que a organização terá uma abordagem séria e organizada para a segurança de alimentos.
  • Vantagem Competitiva: O HACCP é um diferencial importante e pode ajudar sua empresa a se tornar o fornecedor  diferenciado.
  • Melhoria da eficiência:  a auditoria de HACCP é complementar a sua certificação existente da ISO 9001, reduzindo tempo e custos.
  • A compreensão do sistema HACCP nos permite entregar benefícios tangíveis aos nossos clientes através de uma abordagem de gerenciamento de projeto
    • Certificação via Auditoria; HACCP lhe permite demonstrar o seu compromisso com a segurança de alimentos, a identificação de perigos e riscos significativos , com o apoio das medidas de controle capazes de reduzi-las a um nível aceitável.
    • Auditar o que não requer certificação, nossas auditorias oferecem aos seus sistemas HACCP a para garantia da eficácia continuada do seu programa de segurança de alimentos.
    • Implementação, verificações e melhorias através de auditorias estruturadas para garantir que sua empresa conta com a segurança e conformidade legal do seu sistema de relatórios de segurança de alimentos.

Nesta formação temos a ementa:

As recomendações quanto à Gestão Organizacional e  quanto aos requisitos HACCP e ISO 22000 são mostrados nas APOSTILAS e estes requisitos   podem  ser vistos como  tradução  de “Controle de Processos”  na ISO 9001. Por isto resumimos a seguir, em ementa lógica e didática, a base organizacional desta formação:

1 Sobre consultoria organizacional

2 Sistema de Gestão da Qualidade                                                                  

3 A melhor Equipe de Gestão (Philip Crosby e Quality Improvement Team) 

4 Visão geral do Sistema de Gestão Eficaz                                                               

  • Requisitos de Documentação                                                    
  • Controle de Documentos                                                            
  • Controle de Registros                                                                
  • Responsabilidade da Direção                                                    
  • Comprometimento da Direção                                                  

5 Planejamento 

  • Responsabilidade, Autoridade e Comunicação                                   
  • Responsabilidade e Autoridade                                                   
  • Representante da Direção                                                          
  • Comunicação Interna                                                                 
  • Análise Crítica pela Direção                                                        

6 Provisão de Recursos                                                               

  • Recursos Humanos                                                                    
  • Generalidades                                                                           
  • Competência, Treinamento e Conscientização                                 
  • Infra-estrutura                                                                           
  • Ambiente de Trabalho                                                                
  • Realização do Trabalho ( Rotinas de Processo )                                                
  • Planejamento de Realização                                                      

7 Processos Relacionados aos Clientes                                                            

  • Determinação de Requisitos                                                       
  • Análise Crítica dos Requisitos                                                     

8 Projeto e Desenvolvimento                                                                          

  • Planejamento do Projeto e Desenvolvimento                                
  • Entradas de Projeto e Desenvolvimento                                       
  • Saídas de Projeto e Desenvolvimento                                          
  • Análise Crítica de Projeto e Desenvolvimento                                     
  • Verificação de Projeto e Desenvolvimento                                    
  • Validação de Projeto e Desenvolvimento                                      
  • Controle de Alterações do Projeto e Desenvolvimento                   

9 Aquisição                                                                                                   

  • Processo de Aquisição                                                                
  • Informações de Aquisição                                                          
  • Verificação de Produto adquirido                                                 

10 Prestação de Serviço ou Controle de Processo                                                                                   

  • Controle Estatístico nos Pontos Críticos                                              
  • Propriedade do Cliente                                                               
  • Preservação do Produto (quando aplicável)                                  

11 Controle de Equipamentos de Monitoramento e Medição                                  

  • Medição, Análise e Melhoria                                                       
  • Monitoramento e Medição                                                          
  • Satisfação dos Clientes                                                                    

12 Auditoria Interna                                                                                         

  • Monitoramento e Medição dos Processos                                     
  • Monitoramento e Medição                                                          
  • Controle de Produto Não Conforme                                                   
  • Análise de Dados                                                                      
  • Melhorias                                                                                  
  • Melhoria Contínua                                                                     
  • Ação Corretiva                                                                           
  • Ação Preventiva

Quanto pagar para este curso de 40 horas ?

Escreva para cedeppe@gmail.com para tratar de detalhes quanto a local, datas, valores.